Essas duas peças costumam causar uma pequena confusão para algumas pessoas que estão buscando uma peça de iluminação e se deparam na escolha entre um abajur e uma luminária de mesa. A escolha correta depende da necessidade de uso. Tanto o abajur quando a luminária, que pode ser de mesa ou de chão, têm o objetivo de trazer beleza e iluminação para um determinado ambiente, porém com suas particularidades.
No caso do abajur, sua maior característica é a presença de uma cúpula acima de sua base, que pode ser de diversos materiais (tecido, vidro, entre outros), e que tem a função de amenizar a força da luz, tornando seu efeito mais ameno e um ambiente mais aconchegante. A palavra abajur vem do francês (abat-jour) que significa “abaixar a luz”. O que traduz bem seu efeito de iluminação final, independe do material fabricado.
Já a luminária de mesa tem um fim ainda mais funcional, pois além do fator decorativo pela beleza da própria peça, também tem o objetivo de direcionar iluminação focada para um determinado fim. Essa peça costuma ter mais flexibilidade e é bastante usada em mesas de estudo, escritórios e espaços de leitura. Antes de escolher qual produto levará para casa, defina seu objetivo, pois as duas opções trarão um diferencial visual ao seu ambiente.